Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Urbanismo e o cenários pós COVID-19

Urbanismo e o cenários pós COVID-19

Urbanismo e o cenários pós COVID-19

Existe uma ligação entre urbanistas e médicos que poucos sabem, o olhar atento!

No caso do urbanista, esse cuidado está na maneira que as cidades são construídas e também em como os espaços são utilizados.

Isso se deve ao fato de que a raiz do urbanismo está intrinsecamente ligada à medicina, e caso você nunca tenha reparado nisso, pense agora, as maiores obras atuais são os arranha-céus, grandes construções quase “transparantes”, com os seus vidros mostrando toda a sua estrutura interna e o que ocorre em suas salas, da mesma maneira que o raio x na medicina.

Mas com tantas familiaridades e em um momento como o atual, em que uma epidemia abalou o mundo inteiro, como a medicina e o urbanismo podem caminhar juntos?

O futuro do urbanismo pós COVID-19

É quase uma certeza que o mundo não será o mesmo pós-pandemia, mas o que será mudado e como será, ainda são pensamentos que estão se formando.

Apesar disso, uma coisa é certa: a forma como o ser humano lida e vive os ambientes que frequenta nunca mais será a mesma!

Neste momento, algumas das preocupações são o trabalho, lazer e a circulação nesses meios. E, para muitos, a resposta está nos bairros autossuficientes.

Isso é, áreas onde o morador pode ter tudo o que precisa sem sair de sua vizinhança, sendo que, nesses casos, o limite de deslocamento necessário é de distâncias inferiores a 15 minutos.

Com essa possibilidade, que para alguns pode ser utópica, a exposição desnecessária a vírus e outros males, seria minimizada.

Mas isso existe?

Esse tipo de modelo já é visto em cidades como Vancouver, no Canadá, mas é necessário o debate de como, e se, é possível a implementação desse modelo no Brasil, principalmente em cidades grandes, como a capital paulista.

Mas antes de pensar em bairros assim, precisamos repensar os espaços que já temos e os que serão construídos.

Sempre falamos por aqui sobre as novidades que devem ganhar o setor nos próximos meses. Os cuidados com iluminação natural e ventilação de espaços, por exemplo, devem ser os primeiros pontos de discussão nas obras futuras.

Mas e você, já tem soluções para os seus projetos pós-pandemia? Divida conosco!

Compartilhe: