Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Soluções para circulação de ar em locais de aglomeração

Soluções para circulação de ar em locais de aglomeração

Soluções para circulação de ar em locais de aglomeração

Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, diversas medidas de higiene e segurança foram tomadas para evitar a proliferação da COVID-19 pelos espaços, e uma delas, anunciada pela Organização Mundial da Saúde, foi a proibição de aglomerações por conta do alto risco de transmissão pelo ar.

Como funciona o ar em ambientes fechados

Ambientes fechados e com grande número de pessoas formam um cenário propício para propagação de doenças respiratórias virais, pois a baixa circulação de ar favorece a proliferação de diversos vírus e bactérias.

O ar-condicionado, por exemplo, é utilizado de maneira que ajuda nesse momento de proliferação de vírus, pois o ambiente fica fechado e sem a troca de ar e, assim, todos no espaço ficam respirando o mesmo ar por um longo período de tempo.

Nessa condições, estima-se que as partículas de vírus podem ficar mais de três horas suspensas em ambientes assim.

Quais soluções podem ser usadas para melhorar o ar em ambientes com aglomeração?

Se formos considerar ambientes ao ar livre, eles são melhores de maneira geral, pois existe uma circulação natural de ar. Apesar disso, ainda é necessário tomar alguns cuidados, como, por exemplo, manter distância de outros indivíduos, pois o vírus consegue se espalhar em um raio de dez metros.

No caso de ambientes fechados, a circulação de ar é prejudicada, mas existem maneiras de resolver esse problema, como deixar janelas e portas abertas para o oxigênio conseguir circular, mas essa não é uma opção possível em alguns casos.

Em algumas situações, a única solução é a utilização de sistemas e ar responsáveis pela troca de ar do ambiente em curtos períodos de tempo. Esse tipo de instalação também ajuda a manter a temperatura do ambiente mais baixa, o que ajuda a evitar proliferação de vírus e bactérias.

Essa soluções devem ser pensadas logo na construção de um espaço, caso isso não aconteça, ainda é possível uma reforma ou adaptação a fim de que as soluções sejam implementadas.

E lembre-se, todo o processo de elaboração de um projeto e obra devem ser acompanhados por engenheiros e receber laudos da prefeitura local.

Compartilhe: