Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Recuperação de manifestações patológicas

Recuperação de manifestações patológicas

Recuperação de manifestações patológicas

Todo pavimento possui uma vida útil, por isso, ao longo do tempo as manifestações patológicas, que são as responsáveis pelos danos evidentes em asfaltos, começam a surgir e causar riscos à segurança dos motoristas. Com manutenções corretas e periódicas, é possível prolongar a durabilidade do asfalto.

O primeiro passo na recuperação do pavimento é diagnosticar o tipo de patologia e as causas que levaram a ela, para então dar início a restauração. É essencial que, antes de tudo, as condições funcional e estrutural do pavimento passem pela avaliação de um profissional. Assim, a escolha da técnica para a recuperação será mais eficiente.

As técnicas são diversas, cada uma especifica para um tipo diferente de manifestação, sendo elas fendas, afundamentos, ondulações e buracos.

RECUPERAÇÃO DAS FENDAS OU TRINCAS

Para esse tipo de problema, recomenda-se a utilização de capa selante, tratamento superficial lama asfáltica e micro revestimento asfáltico.

O procedimento “rejuvenesce” o pavimento, sela tricas com pequenas aberturas, impede a entrada de água na estrutura do pavimento, restabelece o coeficiente de atrito pneu-pavimento e retarda o desgaste causado por intempéries naturais.

RECUPERAÇÃO DOS AFUNDAMENTOS

Para essa patologia, recomenda-se duas técnicas de recuperação: a fresagem e o recapeamento.

A fresagem é a operação de corte do revestimento asfáltico existente em um trecho para a restauração da qualidade ao rolamento da superfície, ou melhor, sua capacidade de suporte. Essa técnica também é ecologicamente correta, pois o material retirado do pavimento pode ser utilizado, contribuindo assim para a preservação de recursos minerais.

Já o recapeamento é a construção de uma ou mais camadas asfálticas sobre o pavimento já existente. Geralmente, é feita uma camada para corrigir o nivelamento do pavimento antigo, seguida de uma segunda camada com espessura uniforme.

RECUPERAÇÃO DAS ONDULAÇÕES/ CORRUGAÇÕES

As técnicas recomendadas para recuperar esse tipo de defeito são as mesmas para a recuperação dos afundamentos, ou seja, o recapeamento e a fresagem.

RECUPERAÇÃO DE BURACOS / PANELAS

A recuperação das “panelas” ou buracos pode ser realizada de por meio de remendos, desde que eles sejam bem executados. Se o defeito não atingiu a base, sub-base, ou subleito ele será superficial. Caso contrário, o defeito será profundo.

Compartilhe: