Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Quais as diferenças entre o pré-moldado e o pré-fabricado utilizado em obras?

Quais as diferenças entre o pré-moldado e o pré-fabricado utilizado em obras?

Quais as diferenças entre o pré-moldado e o pré-fabricado utilizado em obras?

Ao planejar uma obra, seja ela de cunho residencial ou comercial, é importante levar em consideração fatores que envolvem custos e benefícios dos materiais utilizados. É o caso, por exemplo, dos pré-moldados e dos pré-fabricados. Aliás, sua empresa sabe diferenciar um e outro?

Primeiramente, a definição de pré-moldado e pré-fabricado é estabelecida pela norma ABNT NBR 9.062/2017 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O pré-moldado trata-se de uma peça de concreto modular, moldada no canteiro de obras do empreendimento. Outra característica principal é o ganho com redução de custos é bastante relevante, uma vez que são mais econômicos. Além disso, se ganha mais agilidade na construção.

Já a principal característica do material pré-fabricado é que ele é construído em escala industrial. Nesse tipo de material também encontramos, por exemplo, data, tipos de concreto e aço utilizados, além da assinatura dos responsáveis; um jeito de atestar a origem do produto.

Tanto os materiais pré-moldados quanto os pré-fabricados aplicados na obra têm controle de qualidade e tecnológico minucioso. Eles ainda são acoplados – algo semelhante a um quebra-cabeça – na área da construção pretendida. Entre eles estão: pilares, vigas, lajes e outros, desde que já possuam resistência suficiente para serem posicionados, em definitivo, na área prevista para a edificação.

Utilização
A utilização de pré-moldados vai além de obras de grande porte, como viadutos, edifícios e viadutos. Atualmente, ele é cada vez mais utilizado em projetos de pequeno porte, como casas pré-moldadas, edifícios pequenos, estacionamentos, escritórios, escolas, entre outros.

Agilidade
Além da economia e versatilidade na utilização, é possível construir várias peças de concreto pré-moldado simultaneamente, agilizando, assim, o processo de construção.

Compartilhe: