Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Obras de restauração requerem boas técnicas e equipe especializada

Obras de restauração requerem boas técnicas e equipe especializada

Obras de restauração requerem boas técnicas e equipe especializada

Não há regras no momento de realizar a restauração de alguma construção antiga, apesar de existirem várias técnicas na hora de manter a identidade de uma estrutura. Porém, nem todas podem ser aplicadas, já que o profissional deve analisar e adaptá-las de acordo com a necessidade de cada situação.

Recuperar a estrutura danificada pelo tempo mantendo o aspecto histórico da construção é o fator mais importante desse trabalho. Por isso, é necessário que a mão de obra contratada seja especializada e eficaz, vendo que o processo necessita de paciência e um olhar artesanal.

No ano de 2004, a JZ Engenharia foi a responsável pela reforma do famoso Mercado Municipal de São Paulo, que teve sua estrutura renovada sem perder os detalhes típicos da época em que foi construído.

Devido à pequena demanda por esse tipo de trabalhos no Brasil, existem ainda poucos produtos específicos para o mercado de restauração. Com isso, os materiais quase sempre são os mesmos utilizados para erguer novas edificações. O que faz os arquitetos buscarem soluções nas técnicas usadas em outros países com mais desenvolvimento nesta área.

Confira alguns tópicos importantes na restauração de uma obra:

Fachadas
Nas fachadas, por exemplo, os materiais mais utilizados para a restauração são a argamassa e alvenaria, que devem ser compatíveis com o material original do lado exterior da obra.

O primeiro passo desse processo é descascar as camadas de tinta, até chegar à original, na qual são revestidas com tintas acrílicas, normalmente foscas, enquanto as argamassas podem ser coloridas com diversas texturas. Existem ainda as bases cimentícias e revestimentos à base de acrílico.
Outras alternativas são as pastilhas e as placas cerâmicas, bastante resistentes e de fácil lavagem.

Pichação
As tintas isolantes de pichações já foram brilhantes, com um resultado estético pouco aceitável. Atualmente, alguns vernizes e hidrofugantes, produto impermeabilizante, previnem pichações, permitindo a limpeza com o uso de um removedor fornecido pelo fabricante. Quando a superfície é rugosa, só é possível tirar as marcas de vandalismo com o uso da lixa, o que modifica a textura da fachada.

Instalações
Com dez anos de vida útil, recomenda-se verificar o estado das tubulações, elétricas ou hidráulicas, de uma obra. Ar-condicionado, rede elétrica e hidráulica chegam a gastar um terço menos depois de modernizados. A reutilização das instalações anteriores é indicada. Tudo o que estiver em más condições deve ser substituído por alternativas não interferentes, como shafts e forros.

Pisos
Os pisos de madeira podem ser recuperados com a aplicação de um poliuretano fosco. A medida facilita a manutenção, que pode ser feita com um pano úmido, sem a necessidade de enceramento constante.

Pedras como a ardósia requerem uma resina protetora para não mancharem. Já o piso de granito é prejudicado pelo tempo e pela chuva ácida. A renovação é feita, basicamente, com jateamento de água.

Compartilhe: