Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Impressoras 3D na construção de casas

Impressoras 3D na construção de casas

Impressoras 3D na construção de casas

A engenharia está sempre a procura de novas técnicas para ajudar nas obras, seja a fim de tornar os projetos mais rápidos de serem feitos, ou mais acessíveis para as pessoas. E essa resposta pode estar nas impressoras 3D!

Tecnologia a favor de moradias

Hoje em dia, a tecnologia anda lado a lado com as mais diversas profissões, quando lançada, a impressora 3D surgiu como uma realidade a ser aplicada a longo prazo, mas nos dias atuais já temos até órgãos feitos por ela.

A engenharia não fica fora dos avanços tecnológicos, em Xangai, por exemplo, uma empresa desenvolveu uma impressora 3D que possui 32 metros de comprimento, 10 metros de largura e 6,4 metros de altura, tornando possível que ela seja utilizada para diversos fins, mas o principal é a construção de casas.

Sim! Você não leu errado: a impressora utiliza cimento como base de suas impressões e, assim, consegue construir 15cm por segundo, fazendo com que a obra ocorra 7 vezes mais rápido do que costuma ocorrer.

Com esse rendimento, a impressora consegue construir uma casa inteira, com sala, quarto, cozinha e varanda, em apenas 24 horas, sendo que seu custo final fica muito abaixo do mercado, cerca de US$ 4.800,00.

Algumas ONGs já querem disponibilizar máquinas como essa para regiões poucos abastadas, como, por exemplo, El Salvador, onde muitas pessoas não tem moradia. Essa seria a saída ideal para construir casas para essas famílias, de maneira rápida, simples e barata.

Essa tecnologia ainda não chegou ao Brasil, mas você acha que ela conseguiria ajudar a engenharia civil por aqui? Compartilhe sua opinião.

Compartilhe: