Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Design sustentável: a inovação ecológica em projetos futuristas

Design sustentável: a inovação ecológica em projetos futuristas

Design sustentável: a inovação ecológica em projetos futuristas

Nas últimas décadas, a humanidade elevou o seu nível de preocupação com o meio ambiente. Cada vez mais, autoridades e público em geral têm lutado pelo uso de práticas mais sustentáveis em diversas facetas da vida humana. Essa tendência chegou também à construção dos estádios de Copa do Mundo. A cada quatro anos, um país exibe o que tem de mais moderno (com menor impacto ambiental) em termos de construção de grandes arenas para a prática de futebol no principal torneio da modalidade.

O exemplo mais recente de design sustentável é um dos estádios que fará parte da Copa do Mundo do Qatar, em 2022. Conhecido como “A joia do deserto”, o Education City Stadium (Estádio da Cidade da Educação), localizado na cidade de Al Rayyan, a 12 km da capital Doha, foi inaugurado no dia 15 de junho de 2020, com capacidade para 40 mil torcedores.

Para a sua construção, mais de 20% dos materiais utilizados são provenientes de fontes renováveis e mais de 55% de seus materiais vieram da própria região. Segundo o site oficial da Copa do Mundo do Qatar, a medida possibilitou a redução da emissão de gás carbônico na cadeia produtiva de sua obra. No estádio também foram utilizadas as mais avançadas técnicas de construção que trarão grandes economias no uso de água e energia. Além disso, foram estabelecidas rotas mais ecológicas para se chegar ao estádio, com o uso de metrô e bondes.

Com todas essas estratégias em prática, o Education City Stadium foi o primeiro estádio do mundo a receber a certificação Global Sustainability Assessment System (Sistema Global de Avaliação de Sustentabilidade), que avalia e classifica edifícios e infraestruturas segundo seus impactos ecológicos.

Exemplo russo

A Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, também trouxe exemplos de estádios com design sustentável, como o estádio do Spartak e a arena Kazan. Um dos principais exemplos em termos de sustentabilidade é o estádio Luzhniki, localizado na capital Moscou, com capacidade para 81 mil pessoas e que foi palco da final da Copa do Mundo de 2018.

O estádio Luzhniki, localizado em Moscou, conta com um sistema de economia de água para poupar grandes quantidades durante sua operação

Segundo reportagem publicada pela Época Negócios, a construção conta com moderno sistema para economia de água. Durante a obra, foram conservados vários espaços verdes próximos ao estádio, mantendo mais de mil árvores ainda de pé.

Com tudo isso, o estádio Luzhniki recebeu a certificação BREEAM de construção sustentável. A certificação também foi dada ao estádio do Spartak que conta com uma instalação elétrica de alta eficiência com lâmpadas mais econômicas de LED e um sistema inteligente de distribuição de energia.

Compartilhe: