Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Construções históricas brasileiras – MASP

Construções históricas brasileiras – MASP

Construções históricas brasileiras – MASP

O Brasil tem diversas construções importantes consideradas verdadeiras obras arquitetônicas. Quem caminha pelo centro da cidade de São Paulo pode conferir de perto os patrimônios históricos do país.

Em uma das avenidas mais importantes da capital paulista está o Museu de Arte de São Paulo (MASP), uma considerável instituição cultural brasileira. O museu foi inaugurado em 1947 com sede na rua 7 de Abril na região central da cidade, mas desde 7 de novembro de 1968 fica localizado na Avenida Paulista.

História do Masp

O Museu de Arte de São Paulo foi fundado pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou para dirigir o MASP o crítico italiano Pietro Maria Bardi e para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico convidou Lina Bo Bardi.

Considerado um dos acervos mais completos e valiosos de arte europeia do Hemisfério Sul, o Museu conta com mais de 11 mil obras, entre esculturas, pinturas, fotografias, objetos e outros artigos de diversos períodos, incluindo a produção africana, asiática, europeia e das Américas.

Sobre a construção do Masp

O projeto icônico de Lina Bo Bardi tornou-se um marco histórico da arquitetura do século 20. Utilizando materiais como vidro e concreto, Bardi concilia a arquitetura áspera e sem acabamento com a leveza, transparência e suspensão da obra.

A esplanada do prédio, conhecido como “vão livre”, palco de muitas manifestações políticas atualmente, foi pensada como uma praça para o uso da população, em meio a correria da capital.

O estilo único e radical da arquiteta também se faz presente por meio dos cavaletes de cristal criados para expor a coleção, no segundo andar do museu. Quando as obras são retiradas das paredes, os cavaletes entram em cena, dando um ar tradicional de museu europeu, levando o espectador a seguir uma narrativa linear entre a disposição das obras nas salas.

Um espaço amplo capaz de permitir ao público uma experiência indescritível de proximidade com a arte, podendo visualizá-las de todos os ângulos. Vale muito a pena visitar o local, não só pela arte exposta, mas também pela arte da construção do edifício em si. Um show à parte.

Continue acompanhando.

/LinkedIn
/Facebook
/Instagram

Compartilhe: