Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Conheça os principais tipos de impermeabilizações e suas aplicações

Conheça os principais tipos de impermeabilizações e suas aplicações

Conheça os principais tipos de impermeabilizações e suas aplicações

Muitas etapas são necessárias no processo construtivo de uma obra. Entre elas, está o uso de impermeabilizantes – substâncias hidrorepelentes que impedem a penetração da água em diversas superfícies como pisos, tetos, paredes, telhados, entre outros.

No mercado, existe uma grande variedade de produtos impermeabilizantes disponíveis, o que pode gerar algumas dúvidas na hora de escolher o mais adequado para a situação.

Confira abaixo alguns deles:

Emulsão acrílica – composta por uma base acrílica com elastômero que, quando combinados, formam uma espécie de membrana líquida. Ideal para superfícies expostas como lajes e paredes.

Manta asfáltica – é produzida com material asfáltico modificado, podendo conter elastômeros, plastômeros ou polímeros em sua composição para garantir maior flexibilidade, resistência e durabilidade. É utilizada em lajes, piscina, reservatórios e áreas frias.

Hidrofugante – são compostos por aditivos incorporados à argamassa, resultando em um material que repele a água e pode ser aplicado diretamente nas superfícies. Pode ser utilizado em paredes expostas à chuva, telhas, tijolos aparentes e concreto.

Argamassa polimérica – constituída por cimento, aditivos e polímeros, é indicada para áreas molhadas, como piscinas, decks, caixas d’água, rodapés ou subsolos.

Por que a impermeabilização é importante?

A ausência ou incorreta impermeabilização pode causar rachaduras, manchas, pisos soltos. Em casos mais graves, a falta de impermeabilização, pode comprometer a estabilidade e segurança do imóvel. Por isso, ela deve ser tratada como uma etapa primordial em toda obra, garantido a segurança e conforto dos usuários e moradores.

Essa etapa deve ser incluída no planejamento da obra, realizando-se estudos detalhados sobre qual o melhor sistema de impermeabilizantes para o projeto e tipo de solo.

Compartilhe: