Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Como prevenir doenças ocupacionais

Como prevenir doenças ocupacionais

Como prevenir doenças ocupacionais

Em sua rotina de trabalho diária o colaborador está exposto a diversos fatores de risco. Uso de agentes tóxicos, levantamento de peso e até mesmo má postura, podem acarretar no que chamamos de doenças ocupacionais, que são capazes de causar afastamentos temporários ou definitivos.

Nesse cenário a prevenção é a melhor solução. Confira abaixo quais são as principais doenças ocupacionais e como preveni-las.

Principais doenças ocupacionais

Dorsalgia ou dor nas costas (hérnias de disco)

A dorsalgia é a dor sentida nas costas que podem ser decorrentes dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas ligadas à coluna vertebral.

Causas: É causada por movimentos repetitivos, força no uso do tronco, levantamento e transportes de peso, além de postura inadequada. A obesidade e sedentarismo também podem contribuir.

Prevenção: Realizar pausas no trabalho; fazer exercícios preparatórios e compensatórios; adequar o mobiliário e os equipamentos, além de fracionar as cargas e o número de repetições das tarefas. Ademais, fazer programas de incentivo à educação alimentar e a prática de atividades físicas, podem contribuir com a prevenção.

Varizes nos membros inferiores

As varizes nos membros inferiores são dilatações de veias superficiais nas pernas e virilhas, que alteram o fluxo e a direção da corrente sanguínea, causando dores, feridas, trombose e em alguns casos, sangramento.

Causas: Trabalhar muito tempo em pé ou sentado com pouca movimentação. Além disso, a obesidade e o sedentarismo são fatores que podem contribuir.

Prevenção: Analisar a ergonomia das tarefas para adequar o mobiliário e os equipamentos utilizados no posto de trabalho e fazer exercícios laborais preparatórios e compensatórios. Os programas de incentivo à educação alimentar e a prática de atividades físicas, nesse caso, também são importantes.

Transtornos auditivos

Os transtornos auditivos ocupacionais, podem ser considerados a perda total ou parcial da capacidade de ouvir.

Causas: A exposição a ruídos muito altos pode ocasionar este transtorno e até causar uma perda auditiva de leve a severa. O trabalho com produtos químicos, principalmente solventes (tinner, xileno e similares), também são capazes de causar esse problema.

Prevenção: A medida mais importante nesse caso é a proteção coletiva com isolamento das fontes de ruído. O uso do equipamento de proteção individual (EPI), também é bastante importante, como por exemplo o protetor auricular que é utilizado para proteger o aparelho auditivo. Além disso, o uso de máscaras de proteção respiratória específica para produtos químicos, do mesmo modo, auxilia nessa proteção.

Cuidar da saúde do seu funcionário é cuidar da saúde da sua empresa. Fique atento ao uso correto dos equipamentos de segurança e das condições de trabalho oferecidas!

Continue a navegar no nosso site e conheça mais sobre a engenharia civil e seus equipamentos, além das nossas obras!

/LinkedIn
/Facebook
/Instagram

Compartilhe: