Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Como implementar retrofit nas edificações

Como implementar retrofit nas edificações

Como implementar retrofit nas edificações


O retrofit se aplica a edificações antigas e, também, na reabilitação de edifícios, principalmente, quando há interesse na mudança do uso do imóvel, na substituição de sistemas prediais, quando as necessidades dos atuais moradores não se enquadram a estrutura ou, até mesmo, em casos de as edificações se encontrarem inacabadas e abandonadas.

Para tanto, se deve ficar atento à viabilidade do procedimento, pois o princípio da restauração é manter as características originais da edificação. Sendo necessário, deve ser a elaborado um projeto completo, que deve ser executado por etapas e com todos os detalhes da obra.

As etapas de uma reforma retrofit são:

1. Demolição controlada Retirar aquilo que é prudente e que não fará parte do novo projeto. Evitando destruição descontrolada e mantendo traços da construção original. O mais comum é que as paredes sejam demolidas para um ganho de área útil de trabalho.

2. Reforço estrutural O reforço se faz presente quando, após análise, entende-se que a capacidade de suporte não é suficiente para o novo projeto. Em geral, usa-se chapas de aço ou de fibras de carbono a fim de dar esse reforço, ou encamisamento de concreto.

3. Melhoria da estrutura hidráulica e elétrica, além de modernização das tecnologias de telefonia, ar-condicionado, gás e etc.. Em geral, as instalações de imóveis antigos estão defasadas e merecem uma atenção.

4. Fechamentos e acabamentos É importante considerar para esse tipo de obra a utilização de chapas de gesso acartonados, Drywall e pisos de fácil manutenção, sempre pensando em impactar o menos possível a estrutura já existente. Da mesma maneira, o acabamento é feito de modo a não descaracterizar o ambiente, utilizando, por exemplo, materiais recicláveis e que não exijam tanta manutenção.

5. Manutenções estéticas internas e externas Principalmente para a restauração da fachada, é necessária toda a atenção. Pois muitas pessoas conhecem a estrutura por fora e sua face conta muito sobre sua história. Neste contexto pode-se escolher pela mudança de pastilhas, esquadrias, pelo tratamento de fissuras e implementação de pingadeiras. Cada procedimento exige mão de obra especializada, com supervisão constante e um rigoroso estudo para a entrega de materiais antes do retrofit começar.

Compartilhe: