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Como construir uma Ponte Móvel

Como construir uma Ponte Móvel

Como construir uma Ponte Móvel

Detalhes da construção da Ponte Móvel Friedrich Bayer

 

Há mais de 30 anos a JZ Engenharia tem deixado sua marca em diversos segmentos do mercado executando obras de infraestrutura com alto padrão de qualidade e atendimento aos prazos. Ou seja, a JZ tem como missão entregar mais do que bons resultados e competência em construção civil.

A execução da Ponte Móvel Friedrich Bayer sobre o canal Guarapiranga é um exemplo de como obras de infraestrutura podem mudar a sociedade. Um projeto que surgiu da necessidade de facilitar o acesso dos colaboradores da Bayer às estações de trem e metrô, mas que acabou por se tornar um novo equipamento de mobilidade para São Paulo.

Detalhes da obra
Construída em apenas sete meses, um dos grandes desafios da execução da Ponte Bayer foi montar a estrutura sobre o canal Guarapiranga, na confluência com o Rio Pinheiros. Ainda mais porque o projeto foi concebido de maneira a permitir a passagem periódica de embarcações de dragagem e manutenção do canal.

E foi a necessidade de criar uma estrutura móvel que determinou a escolha por um mecanismo de ponte rolante, de forma que os apoios também pudessem ser projetados da maneira convencional. Sendo assim, as partes móveis deslizam como se fossem portas pivotantes, deixando o caminho livre para as embarcações. Além disso, essa opção permitiu que a estrutura de vigas metálicas fosse apoiada em apenas dois pontos na água.

Dados técnicos
A passarela tem 87,5 m de extensão total com 2,5 m de altura e uma largura total de 3,40 m, sendo que 2,5 m foi projetado em gradil metálico para passagem de veículos e bicicletas e 0,9 m em pranchas de madeira para passagem de pedestres.

Além disso, foram definidos dois tipos de fundação:
– Um sendo executada em estaca Strauss com diâmetro de 25 cm e profundidade de 12 m e vão livre até os apoios centrais de 28,75 m.
– Outra no apoio das margens e tubulões a ar comprimido, em solo e em rocha, com diâmetro de 2,5 m onde são apoiadas as duas ilhas centrais com estrutura metálica e concreto armado de 18 m de diâmetro e vão livre de 30 m entre tubulões.

Todo concreto estrutural foi de 30 Mpa e as armações em aço CA-50. Além disso, nas laterais da ponte foi instalado guarda corpo de aço carbono pintado com altura de 1,20m e um piso metalgrade, malha tipo “E-30 C”, onde foi executado o jardim.

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