Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Benefícios das Lajes Nervuradas

Benefícios das Lajes Nervuradas

Benefícios das Lajes Nervuradas

Estruturalmente, a laje é um dos elementos mais importantes de qualquer projeto de Engenharia. Responsáveis pela cobertura, forro ou piso de uma edificação, a estrutura possui diversas técnicas de construção.

Entre elas, estão as lajes nervuradas, que diferentemente das tradicionais, possuem um grande diferencial visual com a presença de espaços vazios na região entre as nervuras, criadas pelas fôrmas instaladas sobre as escoras. É esse diferencial que a torna mais leve, econômica e prática em relação às demais oferecidas pelo mercado.

A laje nervurada possui a mesma resistência que a maciça, mas como permite a redução de metais em sua construção, resulta em uma estrutura mais leve, fator que permite com que esse tipo de obra consiga atingir uma altura mais elevada. Desta forma, a execução desse tipo de projeto garante uma economia significativa tanto de aço quanto do concreto que deixará de ser utilizado na instalação das fôrmas.

Abaixo da estrutura, é possível utilizar um forro, geralmente de gesso, para manter um acabamento liso. Mas as nervuras aparentes, chamadas waffle – por lembrar o formato do alimento – têm se tornado cada vez mais um elemento visual explorado por arquitetos e designers.

No Brasil, o método das lajes maciças é o mais utilizado em construções, porém, é a que apresenta um custo mais elevado pelo fato de utilizar maior quantidade de material. Além disso, as estruturas ficam mais pesadas e obras mais demoradas. Isso gera um impacto ainda mais relevante em projetos maiores, como número elevado de pavimentos ou vãos maiores, por exemplo.

Como a presença dos espaços vazios tornam a estrutura mais leve, as lajes nervuradas permitem a construção de vãos livres maiores. Com isso, a natureza também é beneficiada, vendo que o menor uso de concreto impacta diretamente na redução de CO² liberado na atmosfera pelo processo de fabricação do cimento.

Esses benefícios garantem obras ágeis, mais baratas e sustentáveis, que exigem menor quantidade de mão de obra. As fôrmas utilizadas em cada pavimento ainda podem ser reutilizadas para a confecção dos próximos, evitando despesas e reduzindo os materiais estocados.

Compartilhe: