Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

As vantagens e os desafios na terceirização de mão de obra

As vantagens e os desafios na terceirização de mão de obra

As vantagens e os desafios na terceirização de mão de obra

No setor de construção civil as mudanças são constantes. Novos métodos, produtos, equipamentos e tecnologias são apresentados todos os anos, disponibilizando novas soluções para antigas e novas necessidades. Não raramente, a velocidade dessas mudanças demanda apoio externo e, nesse contexto, a terceirização de serviço é muito atrativa e necessária.

A terceirização consiste na contratação de empresas especializadas para promover serviços antes realizados por funcionários próprios – possibilitando melhor gestão de qualidade, tempo e recursos para sua execução. Essa prática pode apresentar diversos benefícios para empresas de construção civil e também alguns desafios. Confira abaixo:

Vantagens da terceirização de mão de obra na construção civil

Aumento da produtividade – Por serem relações objetivas e pactuadas em contrato, o cumprimento de prazo é bastante rigoroso, evitando possíveis atrasos no projeto.

Controle e redução de custos – O contrato especifica as horas de trabalho e os materiais necessários para a execução. Por isso, controlar os custos do orçamento e encontrar possibilidades de economia se torna muito mais fácil para as construtoras.

Maior qualidade dos produtos e serviços – Ao buscar uma mão de obra terceirizada, geralmente é pela necessidade de profissionais especializados. Essa decisão elimina custos de treinamentos e acaba oferecendo à construtora de maneira rápida, um trabalhador com mais experiência.

Desafios na terceirização de mão de obra na construção civil

Como tudo na vida, existem também os desafios nesse tipo de contratação, conheça alguns deles:

Evitar a contratação de empresa não qualificada – É necessário realizar rigorosa pesquisa para identificar os melhores parceiros, para não acarretar prejuízos a empresa contratante.

Fiscalização na execução das atividades – A fiscalização da execução das atividades da mão de obra terceirizada deve ser muito mais severa. Ter a certeza de que o que foi determinado em contrato está sendo cumprido de forma integral é essencial para que a terceirização seja um bom investimento.

Conhecer as leis de trabalho terceirizado – A terceirização deve ser feita com contratos bem organizados e observando as regras trabalhistas e previdenciárias, evitando assim, uma possível autuação do Ministério do Trabalho e ações trabalhistas.

Todo tipo de contratação de mão de obra traz suas vantagens e desafios, tornando a gestão de projetos eficaz ferramenta para assegurar a perfeita execução do projeto

Compartilhe: