Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

A utilização do Macaqueamento em viadutos e pontes

A utilização do Macaqueamento  em viadutos e pontes

A utilização do Macaqueamento em viadutos e pontes

Sabe-se que, hoje em dia, é normal que edificações e algumas construções, principalmente viadutos e pontes, sofram (em maior ou menor grau) com patologias corriqueiras, como o aparecimento de trincas, fissuras, fendas ou grandes rachaduras nas estruturas.

As principais causas para a ocorrência destes problemas estão entre a aplicação de cargas estruturais subdimensionadas, o rebaixamento do lençol freático ocasionando crateras no solo, o colapso do local por inundação de água, a deterioração estrutural da própria fundação, além de dimensionamentos desatualizados, como o trem-tipo.

E uma das técnicas encontradas no campo da Engenharia Civil para o reparo destes e até de casos mais extremos, como no viaduto localizado na Marginal Pinheiros, em São Paulo, onde um trecho da obra cedeu, chama-se Macaqueamento.

Tal técnica consiste na utilização de macacos e bombas hidráulicas para a execução de serviços de movimentação vertical de peças ou grandes estruturas. No caso citado anteriormente, foi utilizada para suspender a parte da obra cedida.

Geralmente, é o projetista quem indica a necessidade do uso do macaco hidráulico, baseado nas aplicações de força que serão exigidas em cada projeto e até mesmo nas condições encontradas na obra a ser executada.

E uma das vantagens oferecidas por esses equipamentos é a possibilidade de se realizar a movimentação de grandes cargas em obras com espaços menores, sem acesso a guindastes, por exemplo.

Outro benefício dos macacos hidráulicos frente a outros equipamentos é a sincronização na movimentação de grandes cargas. Com as máquinas atuando simultaneamente, evita-se provocar novos esforços a ponto de ocasionar outros rompimentos ou fissuras na estrutura em recuperação.

No Brasil, o mercado conta com uma grande diversidade de macacos hidráulicos, com capacidades de carga e características diversas. Porém, apesar da grande variedade de modelos, é preciso considerar que cada tipo de macaco tem uma limitação de carga e de altura para realizar a movimentação das peças na obra.

 

Compartilhe: