Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

A importância da revitalização de obras

A importância da revitalização de obras

A importância da revitalização de obras

Um dos serviços que tem despertado o interesse de áreas como a Engenharia, Arquitetura e Urbanismo é a revitalização de obras e construções antigas deterioradas.

Muitos fatores agem sobre uma edificação levando-a a deterioração: causas naturais de ação lenta, como problemas de mecânica dos solos, agentes meteorológicos ou biológicos (como chuvas ou cupins, por exemplo), ou ainda, de ação violenta, como tremores de terra. Como resultado tem-se o desgaste físico que pode ser acelerado ainda mais por fatores artificiais ou por ação humana, como a poluição e as guerras.

Duas formas de intervenção são utilizadas com o objetivo de resolver o mau estado de determinada construção ou obra antiga: a conservação e a revitalização.

O ato de conservar é um trabalho minucioso que requer serviços ligados à especificidade das técnicas construtivas, dos agentes de deterioração e das condições de viabilidade técnica.

Já a revitalização consiste na reestruturação, isto é, dar nova vida, à obra deteriorada pelo tempo. Neste tipo de serviço, permite-se reformular componentes, associar novas funções, “modernizar” ou melhorar a obra. Um exemplo é a implementação de equipamentos de acessibilidade em prédios antigos.

Ao contrário da restauração que, dito de uma maneira simples, é reconstruir obedecendo às características originais e respeitando o passado histórico, a revitalização é mais maleável permitindo que haja uma maior intervenção, mantendo as antigas relações, porém, criando-se novas.

Revitalizar uma obra antiga é mais do que conservá-la para os tempos futuros, é trazer essa mesma obra para a contemporaneidade, atualizando-a conforme as necessidades atuais. É tirá-la do passado e trazê-la para o presente com todas as funcionalidades que o presente exige que ela tenha.

Compartilhe: