Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Pista de caminhada e ciclovias: veja como é feito o projeto

Pista de caminhada e ciclovias: veja como é feito o projeto

Pista de caminhada e ciclovias: veja como é feito o projeto

As pistas de caminhadas e ciclovias foram pensadas como soluções para pedestres e amantes da bicicleta terem maior segurança ao praticar atividades físicas ou se locomoverem de um ponto a outra da cidade.

Os engenheiros são responsáveis por todos os pontos que envolvem a construção dessas vias. O projeto deve ser debatido com os órgãos encarregados pela obra, seja ele, a prefeitura ou alguma secretária.

A construção é vista como mais do que uma simples obra, pois algumas estruturas de água ou esgoto podem sofrer alterações por conta das faixas e, até postes de luz, talvez tenham que ser alterados de local.

 

Como funciona a obra?

Na primeira parte do projeto é necessário decidir se a ciclovia será unidirecional ou bidirecional, indo apenas para um lado ou para ambos. E, mesmo antes do início oficial, existem pontos que devem ser feitos como: a remoção árvores, alterações em paradas de ônibus e a retirada de meio fio e pavimentação existente.

O responsável pela obra terá que movimentar a terra com escavações e aterro, para começar a pavimentação da ciclovia, com a concretagem final.

O projeto só é entregue pela construtora após a finalização da sinalização e pintura. Quando necessário também são realizadas obras de melhorias nas calçadas próximas, o plantio de árvores de porte médio e a pintura de rampas para acesso de pessoas com necessidades especiais.

Compartilhe: