Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.
Todas as áreas profissionais passam por mudanças, sejam relacionadas ao desenvolvimento tecnológico, práticas de mercado ou mudança do comportamento dos consumidores.
Na Engenharia Civil não é diferente. Nesta área a tecnologia alcançou patamares que até pouco tempo pareciam impossíveis, e com isso, grande parte das rotinas nos canteiros de obras estão em constantes renovações.
Sendo assim, as empresas do setor que desejam permanecer ativas no mercado devem estar atentas às novas tecnologias disponíveis e às novas tendências do mercado.
Confira algumas das novidades na Engenharia Civil que já são conhecidas ou que já fazem parte das atividades de algumas empresas:
REALIDADE AUMENTADA E IMPRESSÕES 3D
Perspectivas e ilustrações fazem parte do repertório de projetos de arquitetura e engenharia há muito tempo, contudo as inovações no campo virtual trouxeram novas ferramentas de representação, como a realidade aumentada que auxilia na explanação e divulgação dos empreendimentos, dando aos clientes a percepção mais próxima daquilo que será concretizado em seu projeto.
Outra ferramenta de relativa importância que vem sendo testada e gradualmente implementada na etapa de execução e obra, são as impressões 3D. Esta ferramenta, associada utiliza à tecnologia BIM (Build Information Model) otimizam as interfaces projeto x obra, principalmente quando estas envolvem elementos de alta complexidade e personalização, ou ainda auxiliando na reconstrução de elementos históricos para obras de restauro.
Muitos apontam que em poucos anos as impressões 3D serão responsáveis pela grande parte dos materiais específicos da Construção Civil. A reutilização de recicláveis, subprodutos e dejetos da obra, através das impressões 3D também são uma possibilidade tangível num futuro próximo.
OBRAS SUSTENTÁVEIS
Preceitos de sustentabilidade deixaram de ser diferenciais e se tornaram uma obrigação necessária nas mais variadas obras. Além das contribuições ao meio ambiente, a adoção de medidas e emprego de materiais mais ecológicos permitem a redução de custos por meio do reaproveitamento de materiais, redução de rejeitos, e otimização dos processos construtivos.
Outra tendência relacionada a este contexto são as chamadas “construções verdes”, que procuram oferecer elementos de melhor eficiência energética, geração de energias renováveis, captação e reutilização de água, e demais sistemas que a asseguram receber selos e certificações nesse sentido.
NOVOS MATERIAIS
Relacionado ao tópico anterior, outra tendência que vem crescendo a cada ano é o desenvolvimento e adoção de novos materiais e técnicas utilizadas na Construção Civil. Em geral, todos têm proporcionado diversos benefícios para as obras, como redução de custos, otimização das técnicas de manejo e construção, além de maior versatilidade, praticidade, e resistência em relação aos materiais antigos.
Fazem parte do conjunto de materiais em ascensão na Engenharia Civil os tijolos sustentáveis, o concreto autorregenerativo, vidros triplos, argamassas e aditivos especiais, ferramentas e equipamentos específicos que facilitam etapas construtivas, entre outros.
SOFTWARES DE GESTÃO
Os programas computacionais desenvolvidos para facilitar a criação e a gestão de projetos estruturais já são indispensáveis na área da Engenharia Civil. Com esses novos softwares, é possível controlar todas as etapas da construção por meio de dados e, assim, reduzir falhas e obter maior segurança de informações.
Os softwares são fundamentais também para a execução técnica e financeira de uma obra. Um exemplo é a tecnologia BIM (Building Information Modeling ou, em português, Modelagem de Informações da Construção), que contribui com a redução de falhas, antecipa problemas e analisa possíveis interferências em todo o projeto.