Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

A importância do solo na Construção Civil

A importância do solo na Construção Civil

A importância do solo na Construção Civil

Ter conhecimento prévio do terreno onde a obra será realizada é primordial para que o projeto seja realizado de forma adequada e, com isso, problemas futuros possam ser evitados.

Isso porque o tipo de solo impacta diretamente na escolha do tipo de fundações a serem utilizadas para a estrutura da edificação, que é a responsável pela sustentação de toda a obra.

Quando alguns solos não oferecem uma rigidez para uma construção. Nestas ocasiões, o método que pode ser adotado é o radier, em que as cargas são distribuídas por toda a estrutura.

Já no que tange à mecânica dos solos, é importante conhecer os três tipos básicos de solos: arenoso, siltoso e argiloso.

No entanto, esta divisão básica em três tipos de solo não pode ser considerada exata. Isto acontece pois, na natureza, é justamente a mistura de diversos materiais que forma a crosta terrestre. Deste modo, é incorreto dizer que o solo arenoso é composto completamente por areia ou o argiloso somente por argila.

Mesmo assim, confira as principais característica de cada versão:

Solo Arenoso: O solo arenoso requer fundações profundas com estacas, geralmente, de aço ou concreto armado, para evitar esse efeito e garantir a segurança da estrutura. Normalmente, as construções portuárias se utilizam dessas estacas preenchidas com betão para aumentar a resistência da fundação.

Solo Argiloso: Ao trabalhar com o tipo de solo argiloso, é altamente recomendado realizar um estudo do mesmo aplicando a geofísica para saber exatamente qual fundação utilizar. Porém, normalmente as fundações rasas são as mais utilizadas nesses tipos de solo. Caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado.

Solos Siltosos: O silte é considerado um tipo “ruim” de solo. Uma forte característica é a grande possibilidade de erosão e desagregação natural, demandando muito mais cuidados e manutenção.

Compartilhe: