Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Tipos de andaimes utilizados na Engenharia

Tipos de andaimes utilizados na Engenharia

Tipos de andaimes utilizados na Engenharia

Os andaimes são estruturas essenciais na Construção Civil. Estes equipamentos se fazem necessários em diversas vertentes da Engenharia, como na construção, demolição, reforma, pintura e até mesmo na manutenção.

Por conta do alto nível de perigo que o andaime oferece, as empresas que o utilizam são obrigadas a cumprir critérios bastante rigorosos.

A Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego 18 (NR18) define que as estruturas de sustentação e fixação devem ser realizadas por profissionais legalmente habilitados. Além disso, os pisos colocados nessas plataformas devem ser antiderrapantes, nivelados e forrados, para então oferecer mais segurança aos trabalhadores na obra.

Atualmente, a maioria dos andaimes é constituída por material metálico ou por madeira, existindo também as estruturas mistas. Sendo assim, podemos identificar as estruturas como: simplesmente apoiados, fachadeiros, móveis, em balanço, suspensos mecânicos e cadeira suspensa.

Andaimes Fachadeiros: são andaimes muito utilizados em áreas da Construção Civil como a construção e a manutenção de fachadas. Estas estruturas permitem o acesso de pessoas, mas também de materiais à obra.

 Andaimes simplesmente apoiados: estes são andaimes que têm a sua estrutura apoiada de forma simples e são independentes daquilo que está a ser construído. Os andaimes simplesmente apoiados são, sobretudo, usados por pintores e carpinteiros, já que não precisam colocar cargas pesadas em cima da plataforma. Os pesados são destinados ao uso de pedreiros e conseguem suportar cargas mais pesadas.

Andaimes móveis: como o seu próprio nome indica, os andaimes móveis são estruturas apoiadas sobre rodas e que podem se mover facilmente. Eles são utilizados, sobretudo, em trabalhos de acabamento e de instalação devido à sua praticidade.

Andaimes em balanço: são estruturas que se projetam para fora da edificação, sendo suportadas por vigamentos (que podem ser metálicos ou de madeira) ou por estruturas em balanço. Podem ser deslocáveis ou fixos e são utilizados na Construção Civil e são boas alternativas quando não se é possível optar por outros tipos de andaimes.

Andaimes suspensos mecânicos: estes tipos de andaimes são usados para trabalhos realizados em, por exemplo, revestimento externo, cerâmicas e emboços, permitindo baixar o total de custos. Sua plataforma move-se verticalmente por meio de guinchos.

 

Compartilhe: