Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

A importância da sondagem nas obras

A importância da sondagem nas obras

A importância da sondagem nas obras

A sondagem é vital na realização de uma obra. Saber quais tipos de partículas compõem o terreno a ser construído é a primeira medida a ser tomada em uma construção. Com isso, poderá definir qual o melhor tipo de fundação da obra.

É considerado “solo” todo material terroso que aparece sobre a crosta terrestre e a sondagem é importante para determinar a resistência do mesmo, além de detectar a presença de lençol freático e a profundidade das camadas.

Existem dois tipos de sondagem: percussão e rotativa. A primeira é realizada com o auxílio de um cilindro amostrador padrão. São realizados golpes de martelo na vertical, a 75 cm de altura, em queda livre. O peso utilizado é padronizado em 65 kg.

Esse procedimento é realizado até que o amostrador penetre 45 cm do solo. A cada 15 cm, conta-se a quantidade de golpes utilizados para obter a profundidade. São coletados amostras do solo a cada metro.

A segunda sondagem é a de rotação. A sondagem rotativa é mais utilizada na exploração mineral, feita com perfuração motorizada. A perfuração é feita através de um barrilete com coroa diamantada. Durante o procedimento, o instrumento é rotacionado e pressionado contra o solo, perfurando-o. Nessa amostragem, busca-se saber a qualidade das rochas.

Ainda é possível realizar a sondagem mista. Se durante a primeira sondagem o solo se mostrar resistente à perfuração, a sondagem de rotação vai encarregar-se de abrir o caminho. Para garantir que todo o solo do canteiro de obras seja formado pelos mesmos compostos o ideal é realizar três perfurações.

Com informações dos compostos do solo, o engenheiro poderá calcular o peso suportado pelo terreno e o melhor tipo de fundação da obra, evitando futuros acidentes e gastos desnecessários.

Compartilhe: