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Projeto

No dia 15 de novembro de 2018, o viaduto da segunda via mais movimentada da cidade de São Paulo, a Marginal Pinheiros, cedeu 1,60 metros. Logo depois, a JZ Engenharia foi escolhida pela prefeitura da cidade para realizar a reparação.

Os números refletem a importância e grandiosidade da obra: 495 metros de extensão, 227 metros de tramos acidentado, 11 pilares, 6 macacos para erguer 6.700 toneladas de concreto. Além disso, com um movimento inédito no Brasil, a empresa utilizou a Gamagrafia: raios de gama para tirar uma radiografia da estrutura.

Tudo isso realizado por cerca de 60 funcionários que garantiram uma entrega com alto padrão de qualidade 4 meses após o ocorrido.

Nossos Números

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Funcionários

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Caminhões

Timeline

15 Novembro, de 2018

Incidente do Viaduto

Viaduto da Marginal Pinheiros cedeu 1,60 metro, causando um transtorno no trânsito da cidade de São Paulo.

15 Novembro, de 2018

Escoramento inicial

Instalação de 221.884,12 kg de escoras de metal para a sustentação do viaduto.

15 Novembro, de 2018

Monitoramento topográfico

Monitoramento realizado pela equipe de topografia para avaliar a movimentação do viaduto.

24 Novembro, de 2018

Viga de Alívio

Instalação de viga utilizada para moderar o peso do viaduto.

26 Novembro, de 2018

Bloco para Macaquear

Construção de bloco de concreto para suportar a carga do macaco e da estrutura.

29 Novembro, de 2018

Monitoramento LVDT

Monitoramento LVDTs (Linear Variable Differential Transformers) utilizado para acompanhar o deslocamento da estrutura e validar os parâmetros de cálculo utilizados.

1 Dezembro, de 2018

Macaqueamento

Seis macacos hidráulicos, responsáveis por erguer 6.700 toneladas de concreto, utilizados para reposicionar o viaduto na cota original.

7 Dezembro, de 2018

Elaboração de Projetos

Projeto desenvolvido para definir a estratégia mais eficaz para a reconstrução do viaduto.

4 Janeiro, de 2019

Concreto do console do pilar 9

Reconstrução do console do pilar rompido no incidente.

8 Janeiro, de 2019

Concreto do console do pilar 5

Enrijecimento do pilar para sustentação do viaduto.

10 Janeiro, de 2019

Tratamento de fissuras

Aplicação de resina epóxica para impermeabilização da estrutura.

15 Janeiro, de 2019

Concreto do pilar 9

Reconstrução do pilar rompido no incidente.

19 Janeiro, de 2019

Concreto do reforço do tabuleiro 8

Concretagem do tabuleiro para reparação de fissuras.

22 Janeiro, de 2019

Fibra de Carbono Superior

Reforço da laje superior com fibra de carbono, material mais resistente que aço.

25 Janeiro, de 2019

Tomografia - Segunda fase

Segunda etapa da gamagrafia, tecnologia utilizada pela primeira vez no Brasil na construção civil.

30 Janeiro, de 2019

Protensão do pilar 5

Instalação de cordoalhas de aço para aumento da resistência do pilar.

31 Janeiro, de 2019

Protensão do pilar 9

Instalação de cordoalhas de aço para aumento da resistência do pilar.

31 Janeiro, de 2019

Fibra Carbono Inferior

Reforço da laje inferior com fibra de carbono, material mais resistente que aço.

11 Fevereiro, de 2019

Retirada das escoras

Remoção de componentes utilizados para sustentação emergencial do viaduto.

26 Fevereiro, de 2019

Troca do neoprene do pilar 9

Manutenção do neoprene para garantir a mobilização da estrutura.

09 Março, de 2019

Troca do neoprene do pilar 5

Manutenção do neoprene para garantir a mobilização da estrutura.

10 Março, de 2019

Junta de dilatação do Pilar 5/9

Finalização da junta de dilatação utilizada na mitigação dos efeitos da vibração da estrutura.

13 Março, de 2019

Pavimentação

Pavimentação do viaduto realizada com 44,65 m3 de asfalto gap graded.

16 Março, de 2019

Teste de Carga

Teste de carga estático realizado com 45 caminhões betoneiras lastreados com 26 toneladas cada, além do teste dinâmico realizado por um caminhão carroceria de 55 toneladas.

16 Março, de 2019

Liberação Viaduto

Viaduto entregue à cidade de São Paulo após quatro meses de recuperação.