Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Vantagens das Placas Cimentícias

Vantagens das Placas Cimentícias

Vantagens das Placas Cimentícias

Desenvolvidas a partir da moderna tecnologia CRFS (cimento reforçado com fios sintéticos), que compõe de uma mistura homogênea de cimento, celulose, fios sintéticos e aditivos, as placas cimentícias são uma alternativa rápida, limpa e econômica para a construção civil.

As placas apresentam um excelente desenvolvimento técnico devido à flexibilidade no manuseio, estabilidade e resistência à umidade. Além disso, o produto é 100% reciclável e possui alta resistência a impactos. Por isso, é indicado para uso interno e externo, sem restrições.

A norma NBR 15498/2007 traz uma classificação do material em duas categorias. As placas agrupadas na classe A são indicadas para ambientes externos, pois podem ser expostas à ação direta de sol, chuva, calor e umidade. A aplicação dos produtos de classe B se limita a ambientes internos e externos (desde que não haja exposição a esses agentes).

Sua instalação é feita por meio de uma estrutura metálica formada por guias (peças horizontais fixadas no chão e teto) e montantes (peças verticais com espaçamento apropriado), que são colocados no interior das guias. Depois de pronta a estrutura metálica, deve-se seguir com a instalação dos componentes elétricos, hidráulicos, seguindo sempre o projeto desenvolvido. Em seguida, é realizado a finalização da parede e o tratamento das juntas.

Este último procedimento (tratamento das juntas) merece uma atenção especial, pois com as mudanças climáticas, as placas passam pelo fenômeno da dilatação, expandindo no calor e encolhendo no frio. Por isso, os especialistas indicam o uso de fita e massa que possuam elasticidade. Assim, evita-se o surgimento de rachaduras.

 

Para a instalação das placas, é necessário que algumas recomendações sejam seguidas.

 

  • Cada fabricante possui sistemas e componentes padronizados, então caberá ao projetista e ao construtor acompanhar exatamente as indicações de cada um deles.

 

  • Utilize apenas revestimentos, como pastilhas e tintas, específicas para placas cimentícias, garantindo assim um acabamento perfeito.

 

  • A fixação dos parafusos nos cantos, como orienta a sequência de execução no passo a passo a seguir, deve contar com distâncias de 5 cm a 10 cm das bordas. Essas medidas devem ser invertidas nas posições horizontal e vertical na placa seguinte para que os parafusos fiquem desencontrados. Os demais parafusos deverão ser fixados a cada 30 cm em todos os montantes, facilitando o travamento da placa à estrutura.

 

  • Deve se respeitar o espaçamento de 3 mm entre uma placa e outra, de maneira a permitir a dilatação das juntas.

 

  • Exige mão de obra treinada e com cálculos especiais feitos por engenheiros ou projetistas especializados no assunto.
Compartilhe: