Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Tecnologias que facilitam a execução de uma obra

Tecnologias que facilitam a execução de uma obra

Tecnologias que facilitam a execução de uma obra

Cada vez mais, a tecnologia transforma a maneira como vivemos, seja para entretenimento ou fins profissionais. Na construção civil, este cenário não é diferente.

A cada ano, várias novidades são lançadas no mercado da Engenharia para facilitar o trabalho dos profissionais e agilizar a execução e a entrega dos projetos.

TIJOLOS INTELIGENTES

Os tijolos inteligentes se assemelham muito às peças de encaixar, produzidas para o público infantil, com pinos que se encaixam facilmente uns aos outros.  Os fabricantes dessa inovação pretendem associar esse produto à resistência, baixo custo, eficiência térmica e agilidade para os processos construtivos.

O produto contém cimento em sua composição e, para garantir a total fixação dos blocos, é utilizada uma fita de alta adesividade.

Segundo os fabricantes, essa tecnologia pode gerar economia de 50% no custo e 30% no gasto de energia nas construções.

DRONES

Na Construção Civil, os drones podem ser utilizados em várias funções interessantes e importantes para a execução de uma obra.

Podem, por exemplo, contribuir com a realização da topografia, que é responsável por fornecer informações relativas à planimetria, indicando formas, distâncias, ângulos horizontais e a altimetria, a qual caracteriza o relevo do terreno onde será realizada a construção, através das diferenças de nível.

O total conhecimento com alta precisão da área a ser trabalhada é, sem dúvida, fundamental para que se possa pensar no anteprojeto ou na locação do projeto.

Além disso, também é possível acessar remotamente áreas para identificação de manifestações patológicas por meio de câmeras termográficas.

CONTRAPISO AUTONIVELANTE

A utilização desse material não é necessariamente nova. No Brasil, o contrapiso autonivelante chegou nos anos 90, porém, essa tecnologia não é muito conhecida pelos engenheiros.

O sistema autonivelante consiste basicamente em uma argamassa a base de cimento, com fluidez suficiente para permitir a autorregularização e nivelamento de camada. Com isso, é possível criar superfícies planas, resistentes e com bom acabamento para bases novas e antigas.

A cura desse material demora apenas 24 horas. Tal característica proporciona rapidez na execução do projeto e, consequentemente, na entrega da obra.

 

Compartilhe: