Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Qual a importância do concreto protendido na construção?

Qual a importância do concreto protendido na construção?

Qual a importância do concreto protendido na construção?

O concreto protendido é, atualmente, uma das técnicas mais utilizadas na Engenharia Civil para se conseguir maior resistência nas estruturas de construções consideradas mais robustas.

Uma das principais atribuições deste tipo de concreto é anular as fissuras e os possíveis deslocamentos que acontecem nas estruturas, além de oferecer uma vida útil maior aos materiais e à obra como um todo.

Por isso, é extremamente importante que todos os integrantes da cadeia da Construção Civil, como arquitetos, projetistas estruturais, construtoras e empreiteiras, conheçam melhor essa técnica, sua aplicação, vantagens e desvantagens.

Apesar de ser desconhecido por muitos, o processo já é aplicado há tempos. Desde o final do século 19, tem-se notícias de experiências do uso de concreto protendido. Mas, a prática se consolidou a partir de 1928, quando o engenheiro francês Eugène Freyssinet, com o objetivo de superar a fraca resistência à tração que o concreto possui, utilizou-se de arames de alta resistência ao concreto armado e, desta forma, começou a resolver estes problemas.

Depois, com o desenvolvimento e surgimento de novos equipamentos e a criação de sistemas de ancoragens, o uso do concreto protendido passou a ser utilizado com mais frequência nas obras. No Brasil, a primeira ponte com concreto protendido foi construída no Rio de Janeiro em 1949, projetada pelo mesmo Freyssinet.

CONCRETO ARMADO X PROTENDIDO

A principal diferença entre concreto armado e protendido é em relação ao método utilizado para se conseguir resistência às tensões de tração.

Ambos levam aço na constituição, porém, há uma diferença importante: no concreto protendido, o aço sofre um processo chamado protensão. Nele, o aço sofre um pré-alongamento, fazendo com que a estrutura se torne mais resistente.

Baseado nisso, se a obra for grande e complexa, o mais indicado é usar o concreto protendido. Ele é mais reforçado que o concreto armado, é mais resistente e ainda diminui as chances de surgirem rachaduras ou fissuras.

Caso a obra seja de fácil execução e que não seja exposta a ambientes agressivos (como a água do mar, por exemplo), recomenda-se utilizar o concreto armado, uma vez que este oferece mais economia ao seu projeto.

ONDE USAR?

Apesar de serem concretos que possam ser utilizados em todos os tipos de obras da Construção Civil, como edifícios, barragens, pontes, reservatórios, entre outras, há situações em que o concreto armado é mais vantajoso que o protendido e vice-versa.

O concreto armado é mais barato e de fácil aplicação em relação ao protendido. É muito usado em obras como edifícios de qualquer natureza e pontes e viadutos com vãos pequenos (20 m, no máximo).

Já o protendido é utilizado em vãos maiores, principalmente em pontes. Mas também é aplicado em prédios que possuem vãos grandes entre os pilares (como Shoppings Centers) e pisos industriais. O MASP – Museu de Arte de São Paulo – é uma das obras mais famosas onde foi utilizado o concreto protendido.

Compartilhe: