Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Quais as diferenças entre Alvenaria Estrutural e de Vedação?

Quais as diferenças entre Alvenaria Estrutural e de Vedação?

Quais as diferenças entre Alvenaria Estrutural e de Vedação?

Você sabia que há dois tipos de alvenaria na Construção Civil: a estrutural e a de vedação (também conhecida como convencional). A principal diferença entre elas é que a segunda opção tem, fundamentalmente, a função de vedar os vãos das paredes. Mas vamos entender melhor as particularidades de cada uma delas a seguir.

Alvenaria Estrutural

Como o próprio nome já diz, a Alvenaria Estrutural desempenha função de sustentação na obra. Ou seja, garante segurança à construção sem utilizar estruturas armadas com ferro e aço, além de substituir pilares e vigas por meio de blocos de concreto, blocos cerâmicos ou concretos celulares autoclavados, por exemplo. Ela possui alta resistência, suportando além do próprio peso, como lajes e coberturas.

Para executar uma alvenaria estrutural, é estimado um tempo menor, uma vez que não é preciso montar e desmontar formas, concretar e curar o concreto. Porém, é necessário detalhar um projeto de alvenaria estrutural, já prevendo adicionais, como instalações hidráulicas e elétricas.

Vantagens

  • Redução na utilização de concreto, madeira e aço;
  • Integração com instalações elétricas e hidrossanitárias;
  • Rapidez na construção;
  • Mais econômico do que o sistema convencional de vigas, pilares e lajes.

 

Alvenaria de Vedação (convencional)

A Alvenaria de Vedação – presente na maioria das obras do Brasil – tem, basicamente, a função de vedar vãos e separar ambientes. Além disso, ela é projetada para resistir apenas ao próprio peso. Logo, a alvenaria de vedação nada mais é do que uma parede, por exemplo, usada como complemento à estrutura convencional de concreto armado com ferro, aço, pilares e vigas, que já possui função estrutural em uma edificação.

O fechamento das paredes pode ser feito por meio de blocos cerâmicos ou de concreto, que não precisam apresentar muita resistência, uma vez que o espaço já conta com armações, vigas e pilares para dar base à estrutura como um todo.

Apesar de maior possibilidade estética, a alvenaria de vedação é passível de disfunções, como paredes fora de prumo, fora de nível e esquadro. Consequentemente, pode gerar retrabalho, improviso e bastante resíduo.

Vantagens

  • Versátil, oferece mais liberdade criativa;
  • Facilidade para efetuar futuras reformas;
  • Materiais de construção mais baratos;
  • Bom isolamento térmico e acústico.
Compartilhe: