Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

A preservação das estradas é um fator importante para a segurança dos motoristas, por isso, é necessário que o asfalto esteja sempre recebendo reparos. Isso porque as chamadas manifestações patológicas acabam causando danos às construções.

Diferentemente do que se pensa, estes problemas podem ocorrer muito antes do previsto em projeto, fazendo com que a estrutura tenha a sua durabilidade reduzida. No entanto, a utilização de mão de obra qualificada é capaz de aumentar a vida útil do pavimento.

Diversos fatores podem ser responsáveis pelas deteriorações do asfalto, como falta de manutenção, projeto deficiente ou construção inadequada. A melhor forma de prevenir o aparecimento de problemas nos pavimentos é prestar atenção na qualidade dos três aspectos citados anteriormente.

Dificuldades no dimensionamento estrutural e na descoberta do real tráfego no período da obra são erros constantes aplicados a esse tipo de projeto, por isso, é importante a presença de um engenheiro civil capacitado.

Os defeitos também surgem pela perda de propriedades físicas e químicas dos agregados e dos ligantes betuminosos, que podem ser classificados como estruturais ou funcionais.

Os estruturais são diretamente relacionados à diminuição da capacidade do pavimento de suportar cargas, em perder sua integridade estrutural. Já os funcionais estão associados às condições de segurança e trafegabilidade do pavimento.

PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EXISTENTES

Fenda:

São aberturas na superfície asfálticas, que podem ser classificados como fissuras ou tricas. Esse tipo de problema é muito comum nos pavimentos brasileiros.

Afundamentos:

Com excesso de carga e um solo sem compactação, a malha asfáltica começa a apresentar sinais de enfraquecimento, tendo deformações e afundado em alguns pontos onde o trânsito de veículos pesados é maior ou com grande fluxo de automóveis.

Corrugações/Ondulações transversais

Corrugações são deformações transversais ao eixo da pista, com depressões intercaladas de elevações. Essa manifestação patológica ocorre principalmente em solos arenosos, com ausência de maciço rochoso ou aterramento, terraplanagem e compactação do solo mal executada.

 Panela/buraco

É uma depressão no revestimento asfáltico, geralmente com forma circular, podendo ou não atingir camadas subjacentes (base e sub-base).

Remendos

Os remendos em si não são defeitos, eles visam a conservação da superfície asfáltica, como o preenchimento de qualquer cavidade encontrada no asfalto. Porém, quando os remendos são mal executados, pode ocorrer uma patologia maior.

Compartilhe: