Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

Dicas para construir uma parede de alvenaria

Dicas para construir uma parede de alvenaria

Dicas para construir uma parede de alvenaria

A Alvenaria é uma das principais e mais importantes etapas de uma obra. Por meio dela, as paredes vão se formando tanto internamente quanto externamente. Devido à importância desse processo para a construção de uma casa ou prédio, a Alvenaria gera muitas dúvidas até nos profissionais mais experientes. Assim como nas demais fases de construção, é fundamental planejar a execução da parede, seja como elemento estrutural ou como simples vedação. Para auxiliar você a entender esse processo, a JZ Engenharia listou os principais cuidados que se deve ter ao levantar uma parede:

Passo a passo da construção de parede de alvenaria

· Marcar o nível de acordo com a laje;
· Locar as paredes através do projeto de marcação;
· Definir a espessura da massa de assentamento horizontal;
· Fixar o ferro-cabelo no encontro da alvenaria com os pilares;
· Assentar os tijolos, aprumando e alinhando cada fiada;
· Utilizar como contraverga uma canaleta com duas barras de 6,3 mm ou duas treliças planas nas duas últimas fiadas transpassando 50 cm de cada lado do vão;
· Deixar folga de 2 cm ou 1 cm para encunhamento;
· Fazer a limpeza após término do serviço.

Dicas

Assentamento de blocos: Verificar o alinhamento, prumo, amarração e o esquadro são pontos fundamentais para garantir o correto dimensionamento da parede. Tenha certeza de que o pedreiro responsável pela construção da parede de alvenaria está seguindo tais procedimentos.

Ligação entre paredes e entre paredes e pilares: Para evitar a ocorrência de trincas ou fissuras, é necessário realizar uma ligação quando há um encontro entre duas paredes de alvenaria. Pode-se fazer isso de dois jeitos. O primeiro e mais comum é inserindo, a cada duas ou três fiadas, pequenas barras de aço nas juntas, por dentro da argamassa, a fim de ligar as duas paredes. Já na segunda maneira, é possível cruzar os blocos das duas paredes, fazendo uma amarração entre eles.

Encunhamento: Ao fechar a parede, é comum que fique uma fresta entre o final da mesma e a viga ou laje. Preencher esse espaço é a função que se dá ao “encunhamento”. Esse preenchimento pode ser feito com espuma expansiva de poliuretano, argamassa expansiva ou tijolos maciços, por exemplo.
Normas Técnicas:

ABNT NBR 16055:2012 – Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações — Requisitos e procedimentos

ABNT NBR 15575:2013 – Norma de Desempenho

Compartilhe: