Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrudexe rc itation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea com modo consequat. Duis aute irure.

A importância da terraplanagem antes da construção

A importância da terraplanagem antes da construção

A importância da terraplanagem antes da construção

A terraplanagem é de extrema importância para construção civil, pois ela é a base da maioria das obras. Por mais que pareça simples, a técnica é primordial para uma obra ser iniciada, além de que, se feita sem a supervisão de bons profissionais, problemas como erosão e deslizamento de terra podem aparecer futuramente.

Como se trata de um processo de retirada de terra para evitar imperfeições no solo do terreno, a terraplanagem acaba sendo mais utilizada naqueles espaços que possuem declives e que podem causar problemas na hora de construir uma casa ou um edifício. Para conseguir realizar tal feito, é realizada a retirada da terra dos locais mais altos do local para depositá-la na parte mais baixa do espaço.

Para conseguir realizar a técnica, são utilizadas máquinas retroescavadeiras, pá carregadeiras e tratores de esteira que conseguem realizar o nivelamento do solo de maneira eficiente e muito mais rápida do que aconteceria caso o trabalho fosse feito de maneira manual.

Mas, antes de realizar as mudanças, é necessário que a empresa contratada realize um processo de aprovação dos órgãos estaduais e federais, além de precisar ser inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

Dependendo do grau de complexidade exigido para tornar o solo perfeito, o custo da terraplanagem pode chegar a até um quinto do custo total da construção. Por isso, antes de escolher um terreno, é importante fazer uma consulta com um profissional desta área. Somente depois da avaliação, é que ele vai poder esclarecer o melhor método de terraplenagem para o local em questão.

 

Conheça algumas técnicas de terraplanagem

Escavação: É utilizada apenas quando é necessária a retirada do excesso de terra.

Aterramento: É o processo contrário. Quando o espaço precisa receber terra. Geralmente, neste momento, é utilizada a terra vermelha.

Drenagem: Quando é feita a retirada de água.

Destocamento: Quando é preciso realizar a retirada de restos de árvores ou plantas.

Demolição: Quando uma construção já existente é derrubada para dar lugar a outra.

Compactação do solo: Quando são utilizados rolos compressores para gerar estabilidade ao terreno.

Compartilhe: